Harmonizações com bacon

Assado, frito ou grelhado, o modo de preparo não importa quando o assunto é bacon! O termo “bacon” provém de dialetos alemães e franceses, usado para definir a carne de porco. Na Alemanha medieval, existia a palavra “bak”, que significava um tipo de corte e não o animal especificamente. Esse…

Assado, frito ou grelhado, o modo de preparo não importa quando o assunto é bacon! O termo “bacon” provém de dialetos alemães e franceses, usado para definir a carne de porco. Na Alemanha medieval, existia a palavra “bak”, que significava um tipo de corte e não o animal especificamente.

Esse corte do porco é desidratado, defumado e gorduroso e, por isso, harmoniza com uma diversidade de vinhos. Combinando perfeitamente com vinhos brancos, leves e refrescantes, que dão equilíbrio à sua gordura natural e com tintos jovens, com breve passagem por barrica, para pratos mais untuosos e estruturados.

O bacon encontra-se no seu auge, está presente em acompanhamentos e pratos principais, como nas seguintes dicas com harmonizações irresistíveis. Confira!

x baconSanduíche de bacon (X-bacon)

Uma boa pedida para lanches casuais, o bacon de sabor acentuado, deixa qualquer sanduíche com um sabor de ‘quero mais’, ideal para vinhos tintos leves, como o Toro Loco Tempranillo 2012.

quicheQuiche Lorraine

Quiche é uma espécie de torta aberta, com leveza na massa e sabor marcante do bacon, os vinhos tintos leves e espumantes são harmonias perfeitas. Uma boa dica é o Cava Negra Merlot 2010.

batata com bacon e cheddarBatata recheada com bacon e cheddar

Nesse prato, o defumado do bacon com a cremosidade do cheddar formam um mix de sabor e de texturas que combinam perfeitamente com vinhos jovens, como o Esporão Alandra Branco 2012.

medalhao frangoMedalhão de frango com bacon

Aqui, o bacon equilibra sua gordura com a leveza do frango, sendo um casamento perfeito. A harmonização fica por conta dos vinhos leves e frutados, como o Canepa Novísimo Chardonnay 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>